Caracterização e Objetivos
Caracterização e Objetivos

Portal da Educação

  1. Introdução

A plataforma de apoio à função educativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estende-se a todos os níveis educativos e está integrada no projeto 'EDUCA@CIMRL' e pretende disponibilizar, de forma centralizada e integrada, informação relacionada com a área da educação dos 10 municípios que constituem a Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

No Portal da Educação da CIMRL é possível aceder a informações sobre a Educação na Região de Leiria, nomeadamente notícias, eventos, projetos (PICIE – Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, Programa de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL), rede escolar, oferta formativa, entre outras, para além de um Observatório, onde é possível consultar um conjunto de dados estatísticos da Educação (com os principais indicadores da área educativa da Região de Leiria).

Como complemento, é disponibilizado um link para a plataforma SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem),  que disponibiliza as seguintes funções educativas:

  • Ação social escolar (ASE);
  • Gestão de refeições;
  • Gestão de transportes escolares;
  • Gestão de espaços e parque escolar;
  • Atividades de Enriquecimento Escolar (AECs);
  • Gestão de Prolongamento de Horários;
  • Gestão de Pagamentos e de contratos;
  • Gestão curricular;
  • Gestão de Contrato Interadministrativo Educação.

 

  1. Objetivos do Portal

  • Gestão de serviços e apoios complementares às famílias;
  • Apoio ao funcionamento dos estabelecimentos escolares e à mobilização das comunidades para as estratégias municipais de Educação;
  • Disponibilizar às Escolas e Agrupamentos de Escolas (AEs) funcionalidades de comunicação, através de sistemas de informação que garantam a interoperabilidade entre serviços das diferentes administrações, encarregados e agentes da educação, em plataformas de TIC´s desmaterializadas;
  • Disponibilizar sistemas de suporte a conteúdos pedagógicos que contribuem para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem;
  • Permitir a criação de uma rede comum de conhecimento, beneficiando das sinergias de ligação em rede;

 

  1. Educação e Formação

O investimento no domínio da Educação é uma prioridade para a Região de Leiria e tem ganho crescente importância nas políticas públicas desde o advento da democracia, refletindo-se numa melhoria gradual dos indicadores da educação e formação, em particular na taxa de alfabetização e na proporção de pessoas com o ensino superior (nas sub-regiões em questão registaram-se acréscimos até cerca de 100% na última década). Em linha com os objetivos da Agenda 2020, importa prosseguir esse esforço redirecionando-o para as atividades que apresentaram melhores resultados no passado, e nas quais se considera haver maior atraso relativamente à média da União Europeia e às metas 2020 (o abandono precoce, a qualificação superior, entre outros).

A situação atual recomenda uma maior orientação para as necessidades do mercado de trabalho e a necessidade de agir nas diversas fases do processo educacional: pré-escolar, primário, secundário, ensino superior e vocacional/profissional, recorrendo a práticas modernas e com impacto provado.

A promoção do sucesso escolar é um indicador estatístico do Ministério da Educação, que mede a progressão dos alunos ao longo do ensino básico e que a CIMRL acompanha e apoia, nomeadamente através do trabalho desenvolvido pelas equipas multidisciplinares do PICIE, em articulação com as equipas técnicas das escolas.

A CIMRL tem como objetivo geral nesta temática 'Garantir educação e formação de elevada qualidade em todas as fases do desenvolvimento da criança e ao longo da vida do adulto, assegurando a aprendizagem e o ajustamento das competências no contexto da sociedade do conhecimento.

Estrategicamente, pretende-se promover o surgimento de projetos de aplicação de métodos e metodologias de ensino alternativas ou inovadoras, que enfatizem a capacidade criativa do aluno, que assentem na exploração da componente prática ou que expandam o currículo para as áreas emergentes da sociedade contemporânea, para além de contribuir para a monitorização e autoavaliação das práticas pedagógicas.